sábado, 22 de outubro de 2011

FILOSOFIAS DA EMÍLIA





Acordei feliz. sonhei com a Emília, a bonequinha do sítio do pica-pau amarelo. Sonho tão bom que acordei criança e lembrei de diálogos entre Emília e o Visconde de Sabugosa que vez por outra busco no meu baú de memórias afetivas para me dar suporte no dia a dia. vejam estes dois. Um sobre a loucura e outro sobre vida e morte. Essa bonequinha é um luxo!










Sobre a vida...

" _ A vida senhor Visconde, é um pisca-pisca.
A gente nasce, isto é, começa a piscar.
É um dorme e acorda, dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais.
A vida da gente, senhor Sabugo, é isso. Um rosário de piscadas.
Cada pisco é um dia.
pisca e anda, pisca e brinca, pisca e estuda, pisca e cria filhos, pisca e geme os reumatismos, por fim, pisca pela última vez e morre.
_ E depois que morre? - Perguntou o Visconde.
_ depois que morre, vira hipótese.

sobre loucura...
" A loucura é a coisa mais triste que há...
_ Eu não acho _ disse Emília _ Acho-a até bem divertida. e depois, ainda não consegui distinguir o que é loucura e o que não é. por mais que pense e repense, não consigo diferenciar quem é louco de quem não é..."

Eu também não Emília. É ou não é um luxo ter uma bonequinha de tanta sabedoria te acompanhando pela infância afora?





sexta-feira, 21 de outubro de 2011

OS ESTADOS DA ARTE

O artista faz com que dois e dois possam ser cinco, uma árvore possa ser azul, uma tartaruga possa voar. A arte não representa ou reflete a realidade - ela apresenta a realidade percebida de um outro ponto de vista. Assim, na história da arte podemos observar diferentes estados da arte. Seja na pintura, escultura, desenho ou em qualquer outra forma de manifestação artística.


* Arte figurativa - Na arte figurativa o artista capta e expressa de modo quase literal a realidade que o cerca. As situações, cores, formas e volumes são reconhecíveis.


*Arte abstrata - As manifestações artísticas, nas quais não reconhecemos a realidade como ela é, são chamadas de arte abstrata, ou seja o artista intencionalmente recria a realidade segundo os seus desejos.


*Arte conceitual - a idéia de arte se apropria tanto de objetos , cenas ou mesmo de materiais segundo a reflexão que deseja provocar no espectador.

E ISSO É ARTE?






































CURIOSIDADES HISTÓRICAS

Alguns fatos históricos que foram manchetes em jornais de outras épocas, passam longe dos livros de História, mas nem por isso deixam de ter sua importância para construção do nosso conhecimento. vamos conferir?

* Oprimeiro Código Civil, de 1916, determinava: " A mulher é relativamente incapaz." Além disso, elas precisavam de autorização do "chefe" (marido) para trabalhar.
* O poeta Gregório de Matos, o "boca do inferno", pediu que dois padres o visitassem em seu leito de morte. E mandou essa: "Estou morrendo entre dois ladrões, tal como cristo ao ser crucificado".
*Ainda adolescente, Elza Soares foi tentar a sorte no programa de Calouros de Ary Barroso _ uma chance de abrandar as dificuldades da vida miserável que levava. Disseram que deveria ir bonita. pegou uma saia da mãe e uma camisa larga, fez alguns nós e usou muitos alfinetes, engendrou umas vestes, fez duas marias-chiquinhas e entrou no palco, ary foi impiedoso diante da bizarra aparição e perguntou: " De que planeta Você veio, minha filha? a platéia gargalhou. A resposta veio curta e seca: " Do planeta fome, seu Ary". Quando terminou de cantar recebeu a nota màxima dos jurados. Era mulher, negra, mãe aos treze anos e morava no morro.
Curiosidades extraídas do Almanaque de Cultura popular, nº 120, de 2009.

QUANTO VALE UMA OBRA?



Uma pergunta bastante comum em sala de aula é qual o quadro mais caro vendido até hoje. Existem obras que não se pode valorar em dinheiro, como é o caso do David de Michelangelo, da Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, tal o seu valor histórico. Mas existem obras que por uma junção de diversos motivos alcançam cifras estratosféricas! pois então, o quadro mais caro vendido até hoje é o Garçon à La Pipe de Pablo Picasso. Ele foi vendido em 2004, em um leilão por cerca de 230milhões de reais. Quer arrematar a obra? Dê um lance mais alto.

Márcia Brito

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PARA GOSTAR DE LER

Para quem gosta de uma boa leitura aqui vão algumas sugestões, as obras de Italo Calvino da companhia das letras, vão te levar para além da imaginação. É incrível!

Licia Troisi criou uma série fantástica sobre uma seita de assassinos, cujo mundo constantemente ameaçado por guerras, se situam além do tempo e do espaço que nos conhecemos. Uma viagem a mundos incríveis!!


As Crônicas do Mundo Emerso
autora: Licia Troisi
editora: Rocco








As Guerras do Mundo Emerso
Autora: Licia Toisi
Editora: Rocco

POR QUE O BRASILEIRO LÊ POUCO?

Segundo Rafael Soeiro da revista Super Interessante, edição 284, de novembro de 2010, A Unesco, setor da ONU que cuida da educação e cultura, afirma que só há leitura onde: 1) ler é uma tradição nacional, 2) o hábito da leitura vem de casa e 3) são formados novos leitores. É um problema que se arrasta por séculos e que segundo os especialistas tem diversos motivos: Muitos brasileiros foram do analfabetismo à TV sem passar na biblioteca, As escolas costumam indicar livros clássicos do século 19, que apesar de maravilhosos não falam a linguagem de um jovem de quinze anos que está se formando como leitor e por considerar este tipo de leitura chata acaba generalizando e não procura mais os livros. o ideal seria que, a grade curricular permitisse livros mais próximos do pensamento dos jovens deste século, deste milênio, que dialogassem de forma mais igual com os anseios deste jovem construindo assim uma situação dialética. Mais aí, nos lembra Rafael Soeiro, teria de mudar o vestibular...
Bom, fica a dica de duas séries fantásticas da escritora italiana, Lícia Troisi: As Crônicas do Mundo Emerso e As Guerras do Mundo Emerso. Eu recomendo.

Márcia Brito

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PARA QUEM VIAJA NAS LETRAS.

Italo Calvino é um autor que nos leva para os lugares mais inesperados. Se no romance de cavalaria, O Cavaleiro Inexistente, ele nos apresenta ao exército de Carlos Magno e um dos seus cavaleiros mais insólitos, no livro As Cidades Invisíveis, nos deparamos com cinquenta e sete cidades, todas com nomes de mulheres e um mapa subjetivo de cada uma delas. Do inesperado cavaleiro que só existe por força da fé, às cidades que existem na imaginação de Marco Polo e Kublai Khan podemos percorrer vários mundos, cada um mais surpreendente!
Conheça a cidade de Fedora:
" No centro de Fedora, Metrópole de pedra cinzenta, há um palácio de metal com sfera de vidro em cada cômodo. Dentro de cada cômodo, vê-se uma cidade azul que è o modelo para uma outra Fedora. São as formas que a cidade teria podido tomar se, por uma razão ou por outra, não tivesse se tornado o que é atualmente. Em todas as épocas, alguém, vendo Fedora tal como era, havia imaginado um modode transformà-la na cidade ideal, mas enquanto construía o seu modelo em miniatura, Fedora já não era mais a mesma de antes e o que até ontem havia sido um possível futuro hoje não passava de um brinquedo numa esfera de vidro."
Ítalo Calvino.
Isso é puro surrealismo! Conseguem imaginar a arquitetura desta cidade? Digna de uma obra de Vladimir Kush.