sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CURIOSIDADES HISTÓRICAS

Alguns fatos históricos que foram manchetes em jornais de outras épocas, passam longe dos livros de História, mas nem por isso deixam de ter sua importância para construção do nosso conhecimento. vamos conferir?

* Oprimeiro Código Civil, de 1916, determinava: " A mulher é relativamente incapaz." Além disso, elas precisavam de autorização do "chefe" (marido) para trabalhar.
* O poeta Gregório de Matos, o "boca do inferno", pediu que dois padres o visitassem em seu leito de morte. E mandou essa: "Estou morrendo entre dois ladrões, tal como cristo ao ser crucificado".
*Ainda adolescente, Elza Soares foi tentar a sorte no programa de Calouros de Ary Barroso _ uma chance de abrandar as dificuldades da vida miserável que levava. Disseram que deveria ir bonita. pegou uma saia da mãe e uma camisa larga, fez alguns nós e usou muitos alfinetes, engendrou umas vestes, fez duas marias-chiquinhas e entrou no palco, ary foi impiedoso diante da bizarra aparição e perguntou: " De que planeta Você veio, minha filha? a platéia gargalhou. A resposta veio curta e seca: " Do planeta fome, seu Ary". Quando terminou de cantar recebeu a nota màxima dos jurados. Era mulher, negra, mãe aos treze anos e morava no morro.
Curiosidades extraídas do Almanaque de Cultura popular, nº 120, de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai sair sem comentar? Sua opinião é muito importante!