O que é Kitsch? Segundo Jefferson Wille Kielwagen, autor do livro: KITSCH e design gráfico, o termo kitsch passou a ser utilizado por volta de 1860, em Munique, significando um estilo característico dos bens de consumo produzidos industrialmente. Segundo Abraham Moles e Umberto Eco, duas das maiores autoridades no assunto, o kitsch é um estilo universal marcado pela falta de estilo. Na verdade, existem diversas definições para o kitsch, mas todas elas associam o estilo ao brega e ao mau gosto. O kitsch é ornamental e decorativo, primo-irmão do barroco e do rococó. Ele pode ser encontrado na literatura, no cinema, na decoração da nossa casa - atire a primeira pedra quem nunca comprou um bibelô de uma lojinha de 1,99- na música, etc.
Porém quem define o que é bom e mau gosto? Seria pedante dizer que esta ou aquela pessoa possuem bom ou mau gosto, baseados apenas em nossa ótica limitada por nossas vivências culturais.
analisando alguns aspectos do julgamento de gosto recorremos ao sociólogo e filósofo Pierre Bourdieu, quando diz que só entendemos como bom gosto tudo que é legitimado pela sociedade dominante, em outras palavras, só achamos a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, o máximo, por que alguém ( o colonizador europeu, a sociedade, a escola ) nos diz que é o máximo e nós aceitamos passivamente esta imposição e seguimos reproduzindo essa ideia sem refletir.
Vejam alguns exemplos de Kitsch e tirem suas próprias conclusões: