terça-feira, 17 de abril de 2012

Kitsch é brega ou chique?





O que é Kitsch? Segundo Jefferson Wille Kielwagen, autor do livro: KITSCH e design gráfico, o termo kitsch passou a ser utilizado por volta de 1860, em Munique, significando um estilo característico dos bens de consumo produzidos industrialmente. Segundo Abraham Moles e Umberto Eco, duas das maiores autoridades no assunto, o kitsch é um estilo universal marcado pela falta de estilo. Na verdade, existem diversas definições para o kitsch, mas todas elas associam o estilo ao brega e ao mau gosto. O kitsch é ornamental e decorativo, primo-irmão do barroco e do rococó. Ele pode ser encontrado na literatura, no cinema, na decoração da nossa casa - atire a primeira pedra quem nunca comprou um bibelô de uma lojinha de 1,99- na música, etc.
Porém quem define o que é bom e mau gosto? Seria pedante dizer que esta ou aquela pessoa possuem bom ou mau gosto, baseados apenas em nossa ótica limitada por nossas vivências culturais.
analisando alguns aspectos do julgamento de gosto recorremos ao sociólogo e filósofo Pierre Bourdieu, quando diz que só entendemos como bom gosto tudo que é legitimado pela sociedade dominante, em outras palavras, só achamos a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, o máximo, por que alguém ( o colonizador europeu, a sociedade, a escola ) nos diz que é o máximo e nós aceitamos passivamente esta imposição e seguimos reproduzindo essa ideia sem refletir.
Vejam alguns exemplos de Kitsch e tirem suas próprias conclusões:

6 comentários:

  1. tudo que falam para a guente na escola,achamos que é o serto e que é a verdade,muitas vesses a cultura de outos povos podem inflenciar a nossa cultura

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professora pelo seu blog, adorei as artes de rua que desafiam a realidade e a arte com diferentes suportes feita por Hernández Diez.
    Em relação ao kitsch:Acho que é uma arte muito diferente e estravagante que ultiliza cores alegres demostrando humor e alegria. Mesmo sendo uma arte feminina, na minha opinião, eu gostei desse estilo artístico.

    ResponderExcluir
  3. Comentários de: Lucas Sobral- 7ªsérieD-(colégio motivo)

    ResponderExcluir
  4. Realmente é bem extravagante . Eu , pessoalmente, não gostei . Prefiro um estilo mais clássico. Mesmo que eu gostaria de usar, gostei da ideia , achei diferente e criativo.
    Rávanny 7AT

    ResponderExcluir
  5. Eu achei um pouco brega , mais a cozinha por exemplo eu usaria , e acho que ficou bem legal , pra quem gosta , e se a pessoa souber usar e abusar desse estilo com ''sabedoria'' ia ficar bem legal , e nem um pouco brega !
    Luisa 7ª C Manhã

    ResponderExcluir

Vai sair sem comentar? Sua opinião é muito importante!