sexta-feira, 31 de agosto de 2012

MOTIVO CULTURAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPAGANDA


Olá gente linda das sextas séries A, do colégio Motivo! Este texto foi elaborado para melhor informá-los e ajudá-los em alguma possível dúvida.
Bom trabalho!




Vamos imaginar que você queira lançar um produto e depois fazer um comercial para a TV, que será o veículo de comunicação e divulgação desse produto.
Lembre de um comercial de TV que você gosta. Lembrou?
Você ficou sensibilizado pela imagem ( lugar, pessoa, cor, forma ), pelo som (música, ruído, voz ), pela situação ( engraçada, triste, assustadora ) ou porque
despertou em você sensações e sentimentos tais como: vontade de comer algo que só de ver dá água na boca, de beber algo bem geladinho, de viajar com alguém de quem você gosta, de vestir-se com roupas da moda, de assistir ao filme anunciado, de refrescar-se numa piscina.
Com certeza, o que você sentiu não foi por acaso.
A propaganda ou comercial, de modo geral, é criado para despertar desejos e necessidades, induzindo-nos a um determinado comportamento: desejar obter ou adquirir o produto, a ideia, ou o serviço anunciado. De qualquer forma, o comercial nos induz ao consumo.
Para nos seduzir, os comerciais chegam a ser apelativos, usando e abusando de erotismo, humor, padrão de beleza física muito além do que as pessoas normais ( que não trabalham no mercado da moda , da beleza, como as top models ) possam alcançar, muito comum em comerciais de alimentos diet ou light e produtos de beleza, afeto ( mamãe com seu bebê fofinho ), segurança e harmonia ( cenas de famílias felizes ), compaixão, ternura ( crianças brincando ), elemento surpresa, status social, e econômico ( belas casas, carros maravilhosos, homens bem sucedidos de terno e gravata) felicidade e alegria contagiantes ( muito comum em comerciais de bebidas alcoólicas ).
O fato é que ninguém fica imune aos apelos da propaganda, é por isso que existe o CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Para coibir os excessos.

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