terça-feira, 7 de agosto de 2012

REALISMO

REALISMO EUROPEU


Surgiu na França no final do Séc. XIX e estendeu-se pela Europa e pelos outros continentes.Foi influenciado pelas transformações que ocorreram a nível económico, político, social e científico.Vivia-se a 2ª fase da Revolução Industrial, período marcado pelo clima de euforia e progresso material decorrente das inúmeras invenções.Paralelamente, vivia-se uma fase de elevado desemprego. As pessoas que tinham uma grande dificuldade de sobrevivência.Motivados pelos ideais do socialismo, os operários procuraram organizar-se politicamente. Fundaram associações trabalhistas e passaram a exigir melhores condições de trabalho e de vida.No entanto, os benefícios não se refletiram nas camadas mais pobres, que, ao contrário, passaram a sofrer uma condição social cada vez mais degradada.No âmbito cultural, ocorreu uma verdadeira efervescência de ideias.Surgiram várias correntes científicas e filosóficas. Entre elas o Positivismo, de Augusto Comte, para o qual o único conhecimento válido é o conhecimento positivo, ou seja, proveniente das ciências.Apareceu também o Determinismo, de Hippolyte Taine (o comportamento humano é determinado por três fatores: o meio, a raça e o momento histórico)No campo da ciência, Charles Darwin apresenta a "lei da seleção natural", segundo a qual a natureza ou o meio selecionam entre os seres vivos, as variações que estão destinadas a sobreviver e a perpetuar-se, sendo eliminados os mais fracos.Os artistas, diante desse quadro de mudança de ideias e da sociedade, sentiram a necessidade de criar uma arte adaptada à nova realidade, capaz de abordá-la de modo mais objectivo e realista do que até então era comum no Romantismo.O movimento procurava atender às necessidades impostas pelo novo contexto histórico-cultural, através do combate a toda a forma romântica e idealizada de ver a realidade, a crítica à sociedade e à falsidade de seus valores e instituições (Estado, Igreja, casamento, família).Os artistas sentiram a necessidade de retratar a realidade da vida moderna, os problemas e costumes das classes média e baixa, não a vida inspirada em modelos do passado.Os artistas retratavam as desigualdades da condição humana no advento da revolução industrial.

Caracterìsticas do Realismo:Realismo inspirava-se na realidade concreta e representava-a detalhadamente, denunciava as causas sociais, observava veracidade e mantinha oposição ao romantismo.A frase que melhor define o Realismo é atribuída a Coubert:
"Não posso pintar um anjo, se nunca vi nenhum".Fidelidade à realidade.Utilização de uma pincelada livre muito próxima de um esboço.Representação da figura humana de forma real (fidelidade à anatomia).Pintores:
Gustave Coubert (1819-1877)Teorizador do Realismo e o mais realista de todos os artistas.Temas: Paisagem, retrato e auto retratos.Composições simples, mas de grandes dimensões.
Édouard Manet (1832-1883)artista de transição entre o Realismo e o Impressionismo.Temas: Seus temas são anticonvencionais, são mais pretextos do que temas. O que o interessava, mais do que a observação realista, era a solução de problemas plásticos.




REALISMO NO BRASIL

Nas artes plásticas o realismo limitou-se a reproduzir cenas do cotidiano burguês, sem a preocupação de criticar a sociedade política ou socialmente.
Literatura
Na literatura brasileira o realismo manifestou-se principalmente na prosa.Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais. Muitos escritores românticos começaram a entrar para a literatura realista. Os especialistas em literatura dizem que o marco inicial do movimento no Brasil é a publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis. Nesta obra, o escritor fluminense faz duras críticas à sociedade da época.

No teatro as peças retratam a realidade do povo brasileiro, dando destaque para os principais problemas sociais. Os personagens românticos dão espaço para trabalhadores e pessoas simples. Machado de Assis escreve Quase Ministro e José de Alencar destaca-se com O Demônio Familiar. Luxo e Vaidade de Joaquim Manuel de Macedo também merece destaque. Outros escritores e dramaturgos que podemos destacar: Artur de Azevedo, Quintino Bocaiúva e França Júnior.

REALISMO X ROMANTISMO
REALISMO:
Ênfase na realidade,
predomínio da razão,
Objetividade
Universalismo




Tumblr_m6iilonzvl1qa5yw9o1_500_large

ROMANTISMO:
Ênfase na fantasia
Predomínio da emoção
Subjetividade
Nacionalismo

INTENSIVÃO
Responda:
1. Conceitue realismo.
2. Diferencie Realismo de romantismo.
3. Quem foi Gustave Coubert?
4. Qual a principal característica da obra de Coubert?
5. Descreva o momento histórico quando surgiu o realismo.
6. Qual o objetivo deste movimento?
7. Qual a relevância do movimento nas artes plásticas no Brasil?
8. Em que área artística o realismo foi mais forte no Brasil?
9. Qual a crítica social na obra " Os quebradores de pedras" de Coubert?
10. Qual a crítica social nesta frase da obra " Memórias Póstumas de Brás Cubas": " Marcela, amou-me durante onze meses e quinze contos de Réis."?

3 comentários:

  1. Vlw aew Marcia por bota isso sobre o realismo me ajudo mt no estudo ;D
    -by:Ernandes Rodrigues 7"B"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Ernandes, esta é a intenção: facilitar o aprendizado de vocês. Boa prova!

      Excluir

Vai sair sem comentar? Sua opinião é muito importante!