terça-feira, 15 de maio de 2012

A ANAMORFOSE DE JULIAN BEEVER










"Anamorfose Grego anamorphosis. Francês anamorphose. A anamorfose é uma imagem que aparece deformada se é vista da maneira habitual, ficando às vezes indecifrável. Todavia, em certos casos, quando o observador se posta em uma posição oblíqua, consegue enxergar a imagem como ela seria vista de frente, naturalmente. A designação oblíqua: porque é muito diferente do olhar com que costumamos ver um objeto, ou uma paisagem.
Em certos casos, se utilizarmos um processo, digamos, não convencional, ela surgirá sem deformações. A imagem aparece como algo monstruoso, porém assume a forma natural quando vista refletida em um espelho que a distorce (geralmente espelhos cilíndricos, piramidais ou cônicos). Também se usam lentes especiais. Nestas circunstâncias, surge algumas vezes a qualificação de imagens catóptricas (ou seja, que são objeto de análise em um ramo da física que estuda as luzes refletidas)."Retirado da página virtual: Projeto Brasil-Raul Mendes Silva.

Julian Beever é um artista inglês famoso por seus desenhos nas calçadas. Beever já fez arte nos pavimentos da Inglaterra, França, Alemanha, EUA, Austrália e Bélgica. A técnica do inglês, que deixa muitos boquiabertos, é conhecida como anamorfose (espelho 'torto') - a mesma usada para deformar retratos -, método utilizado para fazer com que as imagens criadas pareçam reais e vivas, devido a dimensionalidade 3D. É só vê-las do ângulo certo para ficar espantado com a genialidade e perfeição das obras. Surpreenda-se...



26 comentários:

  1. As imagens estao otimas,as cores das imagens parecem muito os de vida real.Eu gostei mais é a Coca-Cola porque parece muito e ate colocaram o reflexo do sol, e também a imagens Coca-Cola as pessoas podem brincar

    GongZiping 7Serie

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do trabalho nas ruas, achei uma coisa muito diferente das outras artes que são no quadro. As pinturas que eu mais gostei foram a terceira e a ultima , pois elas ficaram muito detalhadas e foram para mim as mais reais.

    Sara Queiroz 7A manhã.

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei muito legal essa idéia de fazer arte nas ruas, principalmente em 3d, a arte das ruas é a que consegue chamar os joven, achei muito lega Márcia

    ResponderExcluir
  4. Tomás Miranda 7a
    Muito interessante, essa arte que as pessoas fazem nas ruas, que eu em particular sempre gostei.
    Diferente de pinturas, esculturas e músicas esse tipo de arte nas ruas não é muito valorizado

    ResponderExcluir
  5. Eu achei muito interessante,o artista demonstrou muito bem sua técnica,ele fez parecer que estava ali,por isso eu achei q imagem mas interessante,as pessoas q passaram por la devem ter ficado bastante espantadas,gostei muito da obra.
    Guilherme Souza de Arruda 7ª"D"

    ResponderExcluir
  6. O mais interessante dessa arte contemporânea, é que desperta a imaginação das pessoas que às vêem. Isso torna a anamorfose divertida. Para ter esse efeito sobre nós, apresenta um modo novo de ver a arte, porque ela não se refere necessariamente a simetria e nem a proporção da pintura.

    Rebeca Maria, 7A / Manhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Rebeca, O nosso olho está sempre querendo escapar da mesmice.

      Excluir
  7. Eu achei muito interessante, porque é uma arte muito real e muito divertida.


    Henrique da Fonte Brígido, 7A / manhã

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. É incrível o jeito que as pessoas devem passar por uma arte dessas e não vê-la em 3D. Já que temos que ficar num certo ângulo para observá-la. Acho que elas devem ver tudo um espelho torto mesmo haha...
    Deve ser uma arte muito lucrativa, chama a atenção no turismo; A minha preferida é a da coca-cola, o que chama a atenção é a luz. Imagine, está de tarde e ainda tem luz e sombra na coca-cola? Como se ainda tivesse sol? É mesmo triste saber que esse tipo de arte é temporária. Coisas assim deviam durar pra sempre.

    Juliana Pontes
    7A Manhã

    ResponderExcluir
  10. Também gosto muito dessa imagem, acho incrível! Une o contemporâneo com uma técnica de 500 anos atrás e cria um efeito espetacular!

    ResponderExcluir
  11. é bom ver uma pintura que a pessoa que faz tem que fazer de um jeito 3D que é muito difícil.
    E quando a pessoa ver uma pintura dessas assim fica impressionado com a arte do pintor que fez ela.
    Rafael Pereira Fonsêca 7ªA Manhã .

    ResponderExcluir
  12. È verdade Rafael, essa arte impressiona por que engana nosso olho!

    ResponderExcluir
  13. muito interessante,é uma arte diferente que chama atenção de muitas pessoas.A melhor é a da coca-cola que é bastante realista por conta das cores e sombras,muito bom,adorei.
    Maria Eduarda Brilhante Araújo 7ªC/manhã

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei o modo da pintura , um jeito super diferente e legal . Gostei muito do jeito que a pintura é vista.A que eu mais gostei foi a da coca , pois acho que foi a que pareceu mais real , e acho que esse tipo de arte é muito extrovertida e diferente gostei muito. :)

    de: lays 7ªc manhã

    ResponderExcluir
  15. Euacho essa arte muito chamativa que nos faz ver muito alem do q imaginamos,ela e uma arte bem detalhada e bem chamativa eu acho que ela deveria ser mais valorizada!
    Maria Eduarda 7A-manhã

    ResponderExcluir
  16. Aluno: Victor hugo
    Serie:7-C M

    essa arte eu achei muito legal pois o pintor fez parece bem real gostei muito

    ResponderExcluir
  17. Aluno:Eduardo ferrazza
    Serie:7-C M

    Eu gostei muito dessa obra porque é uma arte diferente que chama a minha atenção
    pois a pintura fez parece mesmo real
    esse pintor e muito bom!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei muito desse tipo de obra,pois demonstra bastante realismo e criatividade do autor...Na minha opinião a obra que eu mais gostei foi a da Coca-Cola,parece muito real mesmo...
    Sophia Saúde Soares.
    7-C/MANHÃ.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito dessas imagens porque essas imagens parecem que estão acontecendo realmente. É impressionante do jeito que ele usa o realismo. Gostei principalmente do rio com o jacaré porque ate parece que ele esta em um rio.

    Matheus Moraes Pimentel,7ºserie C/MANHÃ

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei do efeito em 3D e da cores usadas nas pinturas que do efeito de luz e sombra. O que eu mais gostei foi a da coca-cola, pois gostei dos efeitos da pintura.

    Lucas Roberto AMARAL,7°serio C/MANHÃ

    ResponderExcluir
  22. Que bom que vocês gostaram por que a arte 3D está em todo lugar!

    ResponderExcluir
  23. Essa arte demonstra a realidade, provavelmente levou muito tempo para ser feita, possui cores vibrantes e traços que parecem ser reais. Achei muito interessante!
    Mariana Costa/ 7ª B

    ResponderExcluir
  24. Acho muito interessante esse tipo de arte que nexe com a imagem 3D, também oe uma ótima forma de mostrar ao mundo as suas habilidades, isso é para todos adniraren.Pena que não venos isso em Recife, gostei muito.
    Klissman. H. 7ªA

    ResponderExcluir

Vai sair sem comentar? Sua opinião é muito importante!