terça-feira, 8 de maio de 2012

MODA TAMBÉM É TEXTO.




Desde a Antiguidade até a Idade Média, em todos os sistemas sociais baseados na diferença de classes, a moda desempenhava um importante papel de diferenciação entre os membros da classe dominante; Somente em um segundo momento a moda chegava às classes intermediárias e, raramente, à massa da população. Essa classe usava trajes camponeses considerados "folclóricos".
o acesso das classes intermediárias à moda se deu somente a partir da Revolução Industrial.
Com um imenso mercado consumidor disponível, e meios de produção em larga escala, torna-se importante para o sistema capitalista estimular a competição das massas através da moda. Nesse contexto,de democratização, surgem duas formas diferenciadas de resistência: A pirataria ( Louis Vuitton, Chanel, Dior, Prada, etc. ) e a moda jovem que é despojada e uniformizada, diminuindo a diferença de classes.
Entender a moda como texto visual, implica fazer a leitura tanto da moça vestida com peças exclusivas quanto da moça que comprou a moda em série de um magazine ( Renner, CeA, Riachuelo, etc.) Observe as imagens e leia o diferente como exclusivo e os iguais como populares.
texto baseado no livro: Imagem também se lê de sandra ramalho.

2 comentários:

  1. Adorei!!! Todas as imagens.Todas elas representa como mundo é na discriminação.

    ResponderExcluir
  2. muito bom o da bolinha mesmo ela sendo diferente esta feliz

    ResponderExcluir

Vai sair sem comentar? Sua opinião é muito importante!